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                                                               Proposta Pedagógica

     A Proposta Pedagógica do CEMEI Zilá Palma Fernandes Luiz leva em conta a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da criança e do adolescente –ECA- 8069/90, Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil DCNEI/99 Parecer CEB/CNE nº 22/98, Resolução CEB/CNE nº/99, Deliberação 02/05 –CEE- e referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, Resolução nº5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil com o objetivo de garantir à criança acesso a processos de apropriação , renovação e articulação  de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito á proteção, a saúde, à  liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à convivência e à interação com outras crianças.
Em consonância com as DCNEI/09, nossa Proposta Pedagógica respeita os seguintes princípios:
·         Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
·    Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito a ordem democrática.
·         Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
    A concepção de Proposta Pedagógica de nosso CEMEI vai de encontro no que diz as DCNEI/09, pois procura cumprir plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
·         Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
·         Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação com as famílias;
·       Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
·          Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classe sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
·       Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, lingüística e religiosa.

     Nossas concepções são coerentes com os princípios preconizados nas Diretrizes Curriculares, sendo estas coerentes entre si. Acreditamos e buscamos qualidade de ensino alicerçado nos princípios da teoria sócio-histórica, embasando o professor numa prática pedagógica  lúdica , inovadora e criativa, através das teorias de Vygotsky, Piaget, Montessori, Saviani,porém sempre dialogando com as demais, dentre elas Frenet, Freire, Wallon entre outros.




      

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