Proposta Pedagógica
A
Proposta Pedagógica do CEMEI Zilá Palma Fernandes Luiz leva em conta a Lei de
Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB 9394/96, a Constituição Brasileira,
o Estatuto da criança e do adolescente –ECA- 8069/90, Diretriz Curricular
Nacional para a Educação Infantil DCNEI/99 Parecer CEB/CNE nº 22/98, Resolução
CEB/CNE nº/99, Deliberação 02/05 –CEE- e referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil, Resolução nº5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil com o objetivo de
garantir à criança acesso a processos de apropriação , renovação e
articulação de conhecimentos e
aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito á proteção, a
saúde, à liberdade, à confiança, ao
respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à convivência e à
interação com outras crianças.
Em
consonância com as DCNEI/09, nossa Proposta Pedagógica respeita os seguintes
princípios:
·
Éticos:
da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum,
ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
· Políticos:
dos direitos de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito a ordem
democrática.
·
Estéticos:
da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão
nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
A
concepção de Proposta Pedagógica de nosso CEMEI vai de encontro no que diz as
DCNEI/09, pois procura cumprir plenamente sua função sociopolítica e
pedagógica:
·
Oferecendo condições
e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e
sociais;
·
Assumindo a
responsabilidade de compartilhar e complementar a educação com as famílias;
· Possibilitando tanto a
convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de
saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;
·
Promovendo a igualdade de oportunidades
educacionais entre as crianças de diferentes classe sociais no que se refere ao
acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
· Construindo novas
formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a
democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de
dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional,
lingüística e religiosa.
Nossas concepções são coerentes com os princípios preconizados nas
Diretrizes Curriculares, sendo estas coerentes entre si. Acreditamos e buscamos
qualidade de ensino alicerçado nos princípios da teoria sócio-histórica, embasando o professor numa prática pedagógica lúdica , inovadora e criativa, através das teorias de Vygotsky, Piaget, Montessori,
Saviani,porém sempre dialogando com as demais, dentre elas Frenet, Freire,
Wallon entre outros.
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